quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Erro ao emitir Comprovante de Inscrição de 2ª via CPF

Erro ao emitir Comprovante de Inscrição de 2ª via CPF

Esses erros abaixo ocorrem sempre nos sites da receita caso não tenha a cadeia de certificados instalada ou atualizada! 
"Invasores podem estar tentando roubar suas informações de www.receita.fazenda.gov.br (por exemplo, senhas, mensagens ou cartões de crédito). Saiba maisNET::ERR_CERTIFICATE_TRANSPARENCY_REQUIREDO servidor apresentou um certificado que não foi divulgado publicamente usando a política de Transparência dos certificados. Esse é um requisito para alguns certificados, a fim de garantir que eles sejam confiáveis e protejam você contra invasores.Ir para www.receita.fazenda.gov.br (não seguro)"
"O servidor www.receita.fazenda.gov.br usa um certificado de segurança inválido.O certificado não é considerado confiável porque o certificado do expedidor é desconhecido.(Código do erro: sec_error_unknown_issuer)"

No site do ITI (http://www.iti.gov.br/icp-brasil/) podemos encontrar os links e instruções para atualizar os certificados.

Veja o passo a passo para atualizar o Firefox e acessar normalmente a segunda via de CPF e outros sites da Receita Federal. No Chrome ainda não consegui resolver.

Passo 1: Acesse http://www.receita.fazenda.gov.br/publico/Certificados/icpbrasilv2.cer para baixar a cadeia "Autoridade Certificadora Raiz Brasileira v2". O browser disponibilizará duas opções, selecione todas para proceder a instalação, clique no botão 'Ok';

Passo 2: Acesse http://www.receita.fazenda.gov.br/publico/Certificados/acrfbv3.cer para baixar a cadeia "Autoridade Certificadora Secretaria da Receita Federal do Brasil v3". O browser disponibilizará duas opções, selecione todas para proceder a instalação, clique no botão 'Ok';

Passo 3: Acesse http://www.receita.fazenda.gov.br/publico/Certificados/acserprorfbv3.cer para baixar a cadeia "Autoridade Certificadora SERPRORFB v3". O browser disponibilizará duas opções, selecione todas para proceder a instalação, clique no botão 'Ok';


Feche e abra o seu Mozilla Firefox, e acesse normalmente o site do CPF (Aqui funcionou tanto no windows quanto no Linux).
O Portal do CPF e de boa parte da Receita funcionará normalmente.

Referências: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário